UBS Gair de Barros, no Bairro do Gabiroba, é reinaugurada após completa revitalização

Por Marcos Cardial | Assecom AIA

A Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) entregou à comunidade na manhã desta sexta-feira (30.jun.2023) as obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gair de Barros, localizada no Bairro do Gabiroba. A unidade, que atende cerca de 3.200 pessoas, passou por obras e adequação de layout interno para dar mais conforto aos usuários e aos profissionais de saúde, garantindo mais qualidade aos serviços à comunidade. O investimento foi possível com a aplicação de recursos próprios totalizando quase meio milhão de reais.

Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito Gustavo Melo (PSB) destacou que a obra consolida um importante investimento na Atenção Primária, a principal porta de entrada do cidadão no sistema de saúde. O chefe do Executivo também assegurou que o município já trabalha para que outras unidades de saúde sejam revitalizadas através de convênio com o Governo Federal. As propostas já foram cadastradas junto do Ministério da Saúde (MS).

As intervenções no prédio incluíram readequação do layout interno do prédio, substituição do telhado, do piso, da rede elétrica, troca de toda fachada, pintura, adequação do sistema hidráulico, além da criação de novos ambientes internos e externos. A unidade conta com o consultório médico e odontológico, sala de enfermagem, sala de vacinação, farmácia básica, sala de esterilização, sala de reuniões, de nebulização e curativos, banheiros, copa e demais espaços, totalizando 22 salas para uso da equipe composta por 15 servidores.

“É nosso compromisso investir e melhorar os espaços públicos, garantindo acesso à saúde de qualidade. A reforma era um anseio antigo da comunidade e também de toda a equipe de saúde da unidade. Deixo aqui também registrada a minha gratidão aos profissionais da UBS Central, que prontamente acolheram a equipe do Gair de Barros durante o período de reforma. Dia muito especial, de alegria e de realização”, disse o prefeito Gustavo Melo (PSB) durante a cerimônia de inauguração.

A enfermeira chefe e responsável pela unidade, Gianny Obando, comemorou o investimento. “É uma obra que nos traz ainda mais motivação. O prédio apresentava muitos problemas. Toda equipe está muito feliz e ainda mais motivada para assegurar os serviços e atendimentos à comunidade. É importante ter ambiente legal para trabalhar e tenho certeza que todos estão muito felizes com esse investimento”, frisou.

A secretária de Saúde, Manoela Nunes de Souza, ressaltou que o investimento vai possibilitar melhores condições de trabalho aos servidores e um ambiente muito melhor para a comunidade. “Hoje a saúde está em festa por reinaugurar essa unidade tão importante não só para o Bairro Gabiroba, mas também para Alto Araguaia”, citou.

Filho de Gair de Barros, que empresta o nome à unidade, Marco Aurélio mostrou-se feliz com o investimento. “A família está feliz com essa reforma. Tenho muito que agradecer a todos, e especialmente ao prefeito Gustavo Melo que fez da unidade Gair de Barros referência de todos os postos de saúde em Alto Araguaia”, explicou ele que veio acompanhado das irmãs Ilça de Barros Bambirra, Irene Ferreira de Barros e do irmão, Nelson Ferreira de Barros.

Também participaram da cerimônia de reinauguração da unidade os secretários municipais Welton Vilela (Finanças e Planejamento); Felipe Casaril (chefe de Gabinete); Milton Lima (Obras e Infraestrutura); João Dias (Agricultura); Laura Missias (Assistência Social) e Eva Carmem (Educação), além de diversos servidores públicos; e ainda os vereadores Mariana de Souza; Marcos Nunes; Ricardo Barbosa; Luiz Carlos Machado, Odair Ferruja e Clodoaldo Fernandes